Mundo

Governo Russo adota medidas para erradicar o tabagismo no país

Fumar está a tornar-se démodé. Existem vários países que estão a tentar acabar com o tabagismo. O mais recente foi o Ministério da Saúde da Rússia que quer eliminar de vez o tabaco no país, proibindo qualquer pessoa que nasceu depois de 2014 de fumar, nem quando chegar a adulto.

De acordo com o ‘El Mundo’, a Rússia tem cerca de 143 milhões de habitantes onde, por ano, quase 400 mil morrem devido a doenças relacionadas com o tabagismo, segunda dá conta a Organização Mundial de Saúde (OMS). De forma a inverter esta situação, o Ministério da Saúde da Rússia quer eliminar por completo o tabagismo do país, pelo que quer proibir qualquer pessoa que nasceu depois de 2014 a fumar, mesmo quando esta chegar a adulto.

A medida, que já começou a gerar polémica, só entrará em vigor em 2033. Supostamente, essa seria a primeira geração de russos a nascer sem qualquer índice de fumadores no país.

No entanto, esta medida já agitou a sociedade russa, uma vez que cerca de um terço dos russos fumam e, até há poucos anos, a Rússia era bastante tolerante em relação ao tabaco.

Vladimir Putin não fuma nem bebe álcool e foi em 2013 que lançou diversas medidas contra a venda e distribuição de tabaco. Mais tarde, as medidas contra o tabaco continuaram a aumentar: restrição de publicidade, dos pontos de vendas e dos espaços para fumar.

Porém, estas medidas do Governo Russo têm-se revelado eficazes, uma vez que o número de fumadores com menos de 15 anos baixou de 25 para 9 por cento, de acordo com o ‘El mundo’. Para além disto, o aumento dos impostos e a crise que a Rússia enfrentou foram também fatores que ajudaram a diminuir a percentagem de fumadores jovens.

Contudo, estes valores não são suficientes para o Governo Russo que pretende erradicar de vez com o tabagismo no país.

Segundo as medidas lançadas pelo Ministério da Saúde, é pretendido igualar os cigarros eletrónicos aos cigarros comuns, aumentar a lista de lugares onde é proibido fumar e, a medida que tem gerado mais polémica, os trabalhadores que fumem terão que fazer mais horas no trabalho.

Por muitos apoiantes que esta medida tenha, a indústria tabaqueira não está nada contente, tendo já vindo afirmar que esta medida é uma discriminação ao sector. E não só, os donos das indústrias tabaqueiras alegaram que a adoção desta medida fará com que o comércio ilegal vá aumentando cada vez mais.

Em destaque

Subir