Nas Notícias

Governo de Passos não deixou Costa discursar sobre o clima em Paris

antonio_costa_debateAntónio Costa está a representar Portugal na Conferência sobre o Clima, em Paris, mas não pode discursar. Uma fonte do gabinete do primeiro-ministro, citada sem identificação pelo Expresso, acusa o anterior Governo de não ter inscrito o novo governante.

De acordo com a lista oficial de participantes, publicada pela Presidência da República francesa, o primeiro-ministro português é (ainda) Pedro Passos Coelho.

Isto significa que António Costa está em Paris a representar Portugal na importante Conferência sobre o Clima (COP21) mas sem que possa dar a conhecer a opinião nacional sobre os trabalhos em curso.

“Já era tarde para nos inscrevermos quando António Costa e o Governo tomaram posse”, explicou, ao Expresso, a fonte anónima do gabinete do primeiro-ministro.

“Esta conferência tem regras muito estritas e Portugal não está de facto inscrito porque não o fez em devido tempo. Ainda tentámos inscrever-nos, mas não conseguimos”, complementou.

Durante a COP21, que arrancou hoje e vai decorrer até dia 11 de dezembro, vão discursar mais de 150 chefes de Estado e de Governo. Não é o caso de Portugal, uma vez que quem está inscrito é, de acordo com a lista ontem divulgada pela Presidência francesa, “Sua excelência senhor Pedro Passos Coelho, primeiro-ministro da República Portuguesa”.

Embora não possa discursar, António Costa foi convidado para o almoço de hoje oferecido pela organização aos chefes das delegações dos 196 países representados.

Em destaque

Subir