Mundo

Governo italiano doa casas na ilha de Sicília para combater desertificação

Como combater a desertificação de algumas regiões? Como evitar a degradação do património? O Governo italiano depara-se com este problema, na ilha de Sicília, e pretende resolvê-lo de forma simples: dar casas.

As zonas do interior da ilha de Sicília estão degradadas e desertificadas, com menos de 7000 habitantes. A realidade exige medidas urgentes, até porque há casas medievais em risco de derrocada.

Como resolver o problema? A generosidade é uma solução, daí que o Governo italiano avançou com um plano que consiste em dar casas na comuna de Gangi.

As únicas condições que o novo proprietário tem de aceitar são restaurar o espaço e fazer dele a sua habitação permanente.

Para que a propriedade seja doada, o Governo exige a entrega de uma caução de 5000 euros, que será devolvida quando for feita a reconstrução. Com esta imposição pretende-se salvaguardar a eficácia da medida.

Nesse processo de restauração, há também um princípio, que é manter a traça original das casas, para que o aspeto medieval das casas do século XIII não se perca.

Assim, torna-se possível, com um investimento reduzido, viver na ilha de Sicília, um dos mais conhecidos destinos turísticos da Europa – com águas mornas e uma costa aprazível, mas um interior em degradação e em processo de despovoamento.

Em destaque

Subir