Nas Notícias

Governo investe 12 milhões em reconstrução de casas destruídas pelos fogos

O Governo vai investir quase 12 milhões de euros na reconstrução de 94 habitações e 28 anexos que foram consumidos pelas chamas, em Tondela, nos dias 15 e 16 de outubro. As obras devem ficar concluídas até ao final do ano.

Sensivelmente quatro meses após a tragédia, o primeiro-ministro António Costa voltou a Tondela para assistir à primeira obra de reconstrução de casas, onde o Governo irá investir 12 milhões de euros.

A reconstrução das casas consumidas pelas chamas ficará ao encargo de três empresas que vira os seus projetos serem aceites, devendo concluir as obras até ao final do ano.

“Em Pedrógão Grande trabalhamos sobretudo com empreitadas individuais e aqui vamos trabalhar com grandes empreitadas que façam uma intervenção sobre um conjunto habitacional”, afirmou António Costa.

No total, lembra o primeiro-ministro, os fotos do último verão destruíram cerca de 1900 habitações, sendo que 480 já foram intervencionadas.

António Costa dirigiu-se também aos habitantes de Tondela para sublinhar que “os fogos de verão apagam-se no inverno”, num apelo à importância da limpeza de matos e árvores em redor das casas para aumentar a segurança das pessoas que deve ser feito até ao dia 15 de março.

Note-se que o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas já identificou 19 áreas do país onde o risco de incêndio no próximo verão é maior, onde são abrangidos mais de 180 concelhos e milhares de aldeias.

Em destaque

Subir