Mundo

O gorila que tratou da criança como se fosse seu filho

A questão coloca-se e não gera consenso: deveria o gorila ter sido abatido? Em causa o episódio em que uma criança caiu no habitat do animal, o que levou à morte deste. Incidentes semelhantes, e não são poucos, não ajudam a criar consensos. Veja os vídeos.

O episódio que começou na queda de um menino de 4 anos num habitat de um gorila, no jardim zoológico de Cincinnati, nos EUA, levou a que fosse levantada uma questão. Deveria o animal ter sido abatido?

Em primeiro lugar, refira-se que incidentes como este, naquele zoo norte-americano, não são caso único. Uma história contada em vídeo mostra o primata a cuidar de um menino que caíra no seu espaço – tal como esta criança.

Outra história dá conta de um pai que decidiu colocar o seu filho ao lado de um gorila. O momento foi registado em vídeo e começou por chocar. Mas o animal tratou a criança como se de um filho se tratasse.

Há um fator que parece dar razão aos responsáveis do zoo de Cincinnati. Nem todos os gorilas são iguais e podem reagir com extrema violência.

Veja o vídeos, com diferentes atitudes destes animais no contacto com crianças.

Neste caso que pode ver no vídeo em baixo, acontece um incidente exatamente igual ao que ocorreu em Cincinnati. Apesar de todas as tentativas de afastar o gorila da criança, este insiste em aproximar-se, mas para cuidar do menino, que acabou por sair ileso.

A história foi amplamente divulgada e suscitou um documentário da National Geographic. Veja as imagens.

Em destaque

Subir