Nas Notícias

Google revela que sites mobile portugueses são dos mais lentos a carregar

Sites mobile alemães são os mais rápidos do estudo da Google (8,1 segundos) mas mesmo assim ainda longe do ideal (três segundos). Em Portugal, são necessário 10,2 segundos.

O tempo médio de carregamento dos websites mobile na Europa é de cerca de 9,124 segundos – mais de 6 segundos do que as melhores práticas dos três segundos.

A conclusão é de um estudo da Google que para isso analisou o tempo de carregamento de anúncios de páginas principais de 17 países europeus e de 11 indústrias diferentes.

Os resultados mostram que apesar de mais de 50 por cento do tráfego ser atualmente mobile os negócios europeus não parecem prontos para esta realidade.

A Alemanha revela o melhor desempenho com um tempo média de 8,1 segundos, enquanto em Portugal o tempo médio é de 10,2 segundos.

Um estudo recente da Google mostrou que 53 por cento das visitas eram abortadas se o website mobile demorasse mais de três segundos a carregar. Algo que piora ainda mais à medida que o tempo de carregamento aumenta.

Por exemplo, quando se coloca um utilizador de mobile à espera entre um e cinco segundos, a probabilidade de saída salta para os 90 por cento e com mais um segundo sobe para os 106 por cento.

De acordo com estudo da Google para medir ao índice de velocidade, os sites mobile que revelaram os melhores desempenhos foram os de Classificados com um tempo médio de carregamento de 8,148 segundos, seguido dos sites de Finanças com 8,227 e Governo e Educação com 8,6.

Por ironia, os sites de retalho apresentaram os piores desempenhos do estudo com 10,290 segundos, seguido pelo setor automóvel com 10,259.

No caso português, os setores com o melhor desempenho foram o de entretenimento e media com um índice médio de velocidade de 7,5 segundos seguindo-se os classificados com 8,8 e depois o setor de bens de grande consumo com um média de 9,4. No fundo da tabela surgem os setores de retalho e automóvel com 10,8 e 12 segundos, respectivamente, e por fim Governo e Educação.

Em destaque

Subir