Mundo

Google recorda primeira expedição a alcançar o Polo Sul (vídeo)

A Google assinala a primeira expedição a chegar ao Polo Sul, feito conseguido há 95 anos, a 14 de dezembro de 1911. Roald Amundsen, explorador norueguês, liderou uma equipa de cinco elementos, que alcança o Polo Sul cinco dias antes de outros exploradores, liderados pelo britânico Robert Falcon Scott.

Roald Amundsen e a sua equipa de exploradores inscreveram o seu nome na história e regressaram sãos e salvos ao ponto de partida, ao contrário da equipa de Falcon Scott, que morreu na viagem de regresso.

Neste dia 14 de dezembro de 2016 assinala-se o 95.º aniversário da primeira expedição a chegar ao Polo Sul, efeméride que a Google não esqueceu, dedicando um doodle alusivo ao feito alcançado plo grupo de exploradores de Roald Amundsen.

O plano inicial era chegar ao Ártico e só depois conquistar o Polo Norte, com recurso a um navio capaz de navegar no gelo. Depois de garantir financiamento e de obter as licenças necessárias, Roald Amundsen e o grupo de exploradores que o acompanhou partiram à conquista.

Porém, a missão não se afigurava fácil. Além das dificuldades inerentes a uma primeira expedição a chegar ao Polo Sul, o norueguês enfrentava outros ‘concorrentes’, que procuravam igual feito.

O britânico Robert Falcon Scott viria a chegar ao Polo Sul cinco dias mais tarde, naufragando no regresso.

Aqueles planos iniciais de Amudsen para a sua expedição foram alterados assim que soube de que os norte-americanos  Frederick Cook e Robert Peary anunciaram a ‘conquista’ do Polo Norte.

Corria o ano de 1909. O norueguês decide então mudar o destino em secretismo (nem os companheiros sabiam para onde iriam viajar) e prepara um plano de expedição ao Polo Sul.

A expedição inicia-se em julho de 1910, com a tripulação a pensar que seguia para o Ártico. Estabelecem base na Baía das Baleias na Grande Barreira de Gelo e preparam a missão.

roald_amundsen_900Depois de uma falsa partida que quase termina em desastre, Amudsen e os seus companheiros partiram para o Polo Sul em outubro de 1911, chegando ao destino a 14 de dezembro de 1911.

O projeto foi bem sucedido e a expedição recebeu amplos elogios, acompanhados de críticas ao norueguês, por ter mantido o secretismo.

Roald Amundsen ficou assim na história como o líder da primeira expedição a chegar ao Polo Sul, num ato de coragem que hoje a Google recorda, hoje, com um doodle alusivo ao feito.

Em destaque

Subir