Ciência

Google lembra Dmitrij Mendelejew, o criador da tabela periódica

Dmitrij Mendelejew Tabela Periódica Doodle GoogleDmitrij Mendelejew é alvo de uma homenagem ao estilo Google. Um doodle lembra o físico e químico russo, no dia em que se assinala 182.º aniversário do criador da tabela periódica.

Neste dia 8 de fevereiro a Google presta um tributo a Dmitrij Mendelejew, no dia em que se assinala o 182.º aniversário do físico e químico russo.

Dmitri Ivanovich Mendelejew, que nasceu em São Petersburgo a 8 de fevereiro de 1834, foi o criador da primeira versão da tabela periódica, prevendo as propriedades de elementos químicos que na altura eram ainda desconhecidos.

Membro de uma família numerosa (Dmitrij Mendelejew tinha 17 irmãos), era filho de um diretor de uma escola que ficou cego e perdeu o emprego quando o filho nasceu.

A pensão a que o pai teve direito era insuficiente, o que levou a mãe a entrar no mercado de trabalho, numa fábrica de cristais fundada pelo avô de Dmitrij.

Desde muito jovem que manifesta interesse pela área das ciências. E é inspirado por um familiar que estava exilado por motivos políticos e por um químico da fábrica que trabalhava na fábrica que a mãe dirigia.

Dois eventos assinalam-se, nesta altura da vida de Dmitrij Mendelejew: a morte do pai e a destruição da fábrica de cristais, por culpa de um incêndio.

A mãe opta por não reconstruir a fábrica e investe as suas poupanças na formação académica do filho.

Em meados do século XIX, quase todos os irmãos de Dmitrij Mendelejew viviam de forma independente. E a mãe decide então mudar-se para Moscovo com Dmitrij, com o objetivo de lhe permitir que ele frequentasse a universidade de Moscovo.

Porém, por culpa de questões políticas, o jovem não consegue entrar na faculdade, que só admitia moscovitas.

Dmitrij Mendelejew e a sua mãe procuram a mesma sorte em São Petersburgo, onde era também era prática comum não admitir estudantes de outras regiões.

A mãe de Dmitrij encontra uma oportunidade: descobre que o diretor do Instituto Pedagógico Central (a principal escola formadora de professores da Rússia de então) era amigo do marido.

A burocracia é ultrapassada e o jovem Dmitrij consegue então um lugar no Instituto Pedagógico Central, que ficava localizado nas mesmas instalações da Universidade de São Petersburgo (e tinha muitos professores que lecionavam nesta universidade)

Entre eles o famoso físico alemão Heinrich Lenz – e aqui entramos nas primeiras referências de Dmitrij Mendelejew.

Também o reconhecido professor de química Alexander Voskresenki lhe deu aulas.

Mendelejew consegue um apoio estatal para prosseguir os seus estudos no estrangeiro, em 1859.

Vai estudar para Paris, é aluno de Henri Victor Regnault (físico e químico que se distinguiu na química orgânica sintetizando vários hidrocarbonetos clorados).

Um ano depois, Mendeleev viajou para a Alemanha onde estudou com Gustav Kirchhoff e Robert Bunsen, os inventores do espectroscópio (instrumento para descoberta de novos elementos daquela época) e do bico de Bunsen, dispositivo usado para efetuar aquecimento de soluções em laboratório, ainda usado nos dias de hoje.

Dmitrij Mendelejew passou pouco tempo na Alemanha. O seu temperamento levou a que tivesse mau relacionamento com Kirchhoff. Desiste das aulas, mas permanece em solo germânico, transformando o seu pequeno apartamento num laboratório improvisado.

Foi aqui que, sozinho, deu início a importantes descobertas sobre as estruturas atómicas e a propriedades dos gases.

Mendelejew teve uma vida sentimental atribulada, com casamentos e divórcios. A física e a química eram a sua real paixão.

E foi essa paixão que o levou a escrever, em 1869, um livro de química inorgânica, onde Dmitri Mendelejew organizou os elementos, criando a tabela periódica atual.

O russo criou uma carta para cada um dos 63 elementos conhecidos, sendo que cada carta continha o símbolo do elemento, a massa atómica e as suas propriedades químicas e físicas.

Organizou essa informação, agrupou-as por ordem crescente de massas atómicas e tendo em vita os elementos semelhantes. E nascia a tabela periódica.

Esta tabela de Dmitri Mendelejew ficou inacabada, mas por opção do seu criador, que deixou espaços em branco, precisamente porque sabia que iriam ser descobertos novos elementos químicos.

A tabela de Mendelejew foi a base para a elaboração da tabela periódica que hoje conhecedos e que reúne 118 elementos conhecidos, com todas as informações sobre cada uma.

O trabalho desde químico e físico russo foi considerado pioneiro, audacioso, perspicaz, e tornou-se numa ferramenta científica indispensável.

Mendelejew morreu em 1907, vítima de uma gripe e ficou sepultado em São Petersburgo, na Rússia. Imortal é o seu trabalho, que hoje se recorda, com um gogle doodle.

Em destaque

Subir