Tecnologia

Google atribui 27 milhões a projetos de jornalismo digital da Europa

GoogleAtravés do Digital News Initiative, a Google vai atribuir 27 milhões de euros a projetos de jornalismo digital de 23 países. A Portugal serão destinados 1,8 milhões, a seis entidades.

Em outubro, a Google abriu as candidaturas à primeira ronda do Fundo de Inovação Digital News Initiative Innovation Fund. O fundo de 150 milhões, está desenhado para ajudar a criar novas abordagens e dar às organizações de notícias europeias de todas as dimensões um espaço para criarem coisas novas, experimentarem e inovarem no espaço digital.

Hoje, no Sciences Po em Paris, Sundar Pichai, CEO da Google revelou que está a ser oferecido financiamento a 128 organizações de 23 países europeus. No total, trata-se de um financiamento total de 27 milhões para projetos pequenos e grandes para ajudar à inovação na indústria dos meios de comunicação social.

Nesta primeira etapa de financiamento, o fundo atribui 27 milhões de euros a projetos de 23 países, entre os quais Portugal.

Em Espanha, o eldiario.es irá criar um novo sistema de financiamento de jornalismo que irá identificar nichos de audiências e convidá-las a financiarem uma história específica ou a comparticiparem a cobertura numa área específica.

Baseado no modelo de crowdfunding, o projeto irá alavancar o relacionamento existente entre as organizações de notícias na plataforma e a comunidade de milhões de leitores.

A startup alemã Spectrm irá desenvolver um mecanismo com inteligência artificial para ajudar os publishers a comunicarem diretamente com os leitores – e distribuírem conteúdo –, através de aplicações de mensagens instantâneas.

O Digital News Initiative é uma colaboração entre a Google e mais de 160 publishers em toda a Europa. A Google manifesta “orgulho nos progressos feitos até aqui” e mostra-se “entusiasmada” com as oportunidades e possibilidades que se aproximam.

A lista completa de projectos irá sendo atualizada no website. Uma nova fase de candidaturas ao fundo será aberta antes do verão e a Google espera receber ainda mais ideias para a nova ronda de financiamento.

Tal como a gigante da Internet partilhou em abril, no lançamento do Digital News Initiative (na colaboração com as organizações de notícias na Europa para apoiar o jornalismo de qualidade, através da tecnologia e inovação), o desenvolvimento de produtos é tão importante para estes esforços como é o financiamento. E para continuar a demonstrar isto mesmo, as equipas em Mountain View têm algo mais para partilhar com a indústria dos media, esta semana.

A partir de hoje, o projeto, com código open-source, Accelerated Mobile Pages, que permite que os conteúdos de notícias nos dispositivos móveis sejam carregados até quatro vezes mais rápido do que no tradicional HTML irá começar a ser implementado na pesquisa Google num carrossel dedicado para ajudar os utilizadores a encontrar conteúdos ainda mais rápido.

Publishers e plataformas de seis países estão a celebrar neste dia esta novidade, bem como avanços significativos na área da publicidade, analytics e funcionalidade de paywall do produto.

Adicionalmente, há ainda o Project Shield, um esforço que nasceu no Jigsaw – anteriormente Google Ideas – irá ajudar sites de notícias a protegerem-se melhor de ataques DDoS, em particular em regiões do mundo onde a informação precisa de jornalistas independentes é mais importante do que nunca.

Este projeto que esteve em modo Beta irá agora tornar-se numa ferramenta disponível às organizações de media independentes e de uma forma mais alargada em g.co/shield.

Em destaque

Subir