Nas Notícias

Google assinala primeiro dia do verão de 2016 com um doodle

Hoje, é o primeiro dia do verão de 2016 e a Google não quis passar ao lado da mudança de estação. Neste ano, o dia 20 de junho marca o início do verão, data determinada pelo solstício de verão.

Nesta segunda-feira, dia 20 de junho, entramos no verão. E a Google recorda-nos desse facto com um doodle que nos informa do primeiro dia da estação do ano. Quando entrar na página principal do motor de busca, é informado do adeus à primavera, com arte.

Vinte de junho é o dia do solstício de junho, neste ano, que marca o início do verão no hemisfério norte e o começo do inverno no hemisfério sul. No hemisfério norte, este é o dia mais longo do ano e, consequentemente, a noite mais curta. No hemisfério sul, sucede exatamente o contrário.

E a Google não passa ao lado da ‘efeméride’, assinalando o primeiro dia do verão de 2016 com um tradicional doodle, que lembra precisamente a entrada no verão a norte do planeta.

Segundo define a astronomia, o solstício de verão é o momento em que o Sol, visto a partir da Terra, atinge a maior inclinação, em latitude, a partir da linha do Equador. Em junho, ocorre no hemisfério norte. Já no mês de dezembro verifica-se no hemisfério sul.

O termo “solstício” deriva do Latim e é formado por duas palavras: “Sol” e “sistere” [algo que não se move].

Numa análise a esta formação de palavras pode dizer-se que “solstício” quer dizer “sol que não se mexe”, ou “sol parado”, uma vez que quem o observa tem a sensação de que está a olhar para algo que não se move, durante um lapso de tempo, quer ao nascer, quer ao pôr do Sol.

Há, portanto, dois solstícios por ano, que estão associados a duas mudanças de estação: verão e inverno.

O verão chegará ao fim a 22 de setembro, às 14h21 (assim determina a astronomia), dando lugar ao outono.

Até lá, outra criência, a meteorologia, promete muito sol e calor. E são precisamente essas as previsões, neste primeiro dia do verão de 2016.

Em destaque

Subir