Mundo

Google assinala Dia Internacional da Mulher 2017 com doodle que dá que pensar

A Google assinala o Dia Internacional da Mulher 2017 com imagens de grandes mulheres. Hoje, dia 8 de março, presta-se um tributo justo, em nome da igualdade do género.

 O Dia Internacional da Mulher 2017 é celebrado hoje e a Google recorda a efeméride, com imagens de mulheres, mães, autoras de grandes feitos.

Esta homenagem deste dia 8 de março faz-nos regressar às origens da celebração.

Desde as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho, na I Guerra Mundial, ao protesto de operárias têxteis nova-iorquinas, pelos mesmos motivos.

Em 1857, em Nova Iorque, um enorme grupo de operárias têxteis de uma fábrica levou a cabo uma greve, acompanhada de uma ocupação da fábrica. O objetivo desta luta era a reivindicação de uma redução do horário laboral (cerca de 16 horas por dia).

As mulheres defendiam 10 horas laborais de trabalho, bem como uma avaliação do seu salário, que representava um terço do salário pago aos homens. As operárias, cerca de 130, foram encerradas na fábrica e morreram queimadas.

Esta é a génese do Dia Internacional da Mulher, que foi instituído em 1910, aquando de uma conferência internacional de mulheres, que ocorreu na Dinamarca. No entanto, só mais tarde o dia foi celebrado.

Mas o Dia Internacional da Mulher só se cumprirá verdadeiramente quando deixar de fazer sentido. A luta pela igualdade do género está longe de ser ganha.

Hoje, há 95 milhões de mulheres desempregadas, ou que interromperam as carreiras por questões que se prendem com a diferença no género.

Dia Internacional da Mulher 2017

Dia Internacional da Mulher: Doodle de 2017

Uma grande percentagem destas mulheres pretendem voltar ao mercado, mas não conseguem, em virtude da falta de uma visão de flexibilidade laboral – a educação dos filhos, por vezes, obriga as mulheres a ter de fazer a escolha.

E o curioso é que as origens do Dia Internacional da Mulher se cruzam com esta celebração, mais de um século depois.

Hoje é o Dia Internacional da Mulher, a Google recorda-nos da efeméride, assim como nos recordam diversos eventos e ideias. Mas o que mudará?

Em destaque

Subir