Insólito

Golpe de Estado: Lenine dá lugar a Darth Vader

Odessa, na Ucrânia, continua a ser uma surpresa. Depois da candidata apanhada a fazer um striptease, eis que a estátua de Lenine foi removida para dar lugar à de… Darth Vader.

Assim que as fotos da nova estátua ‘caíram’ na internet não tardou a surgir a pergunta que se impõe: afinal, quem representa melhor ‘o lado negro da força’? Lenine ou Darth Vader?

Outra das particularidades da nova estátua é que aquele que nasceu como Anakin Skywalker é também um emissor de internet sem fios (‘wi-fi’).

A ‘troca’ de estátuas coincide com a estreia de um novo filme da saga ‘Star Wars’ (que por cá se chama ‘Guerra das Estrelas’), ‘O despertar da Força’, mas não passa disso mesmo: uma coincidência.

A ‘revolução bolchevique’ das estátuas faz parte da campanha de ‘descomunização’ de Odessa decretada pelo presidente da Câmara em final de mandato, Petro Poroshenko. Mas coincide também com o momento de subida de uma candidata nas sondagens, Valeria Prokopenko, após a divulgação de um vídeo no qual surge a fazer striptease.

Sobre a transformação de Lenine em Darth Vader, é preciso dar a palavra ao escultor Alexander Milov: “Mantivemos o bronze de Lenin no interior, para que os gratos ou não tão gratos descendentes possam honrá-lo se assim o quiserem. É preciso que tudo mude para que tudo fique na mesma, só assim é que o mundo avança”.

Em destaque

Subir