Nas Notícias

GNR está a multar condutores que não circulam na via da direita

A Guarda Nacional Republicana (GNR) já está no terreno, com a campanha ‘Via Livre’, que tem como objetivo educar os condutores a circular à direita. Já há multas emitidas (60 euros), sendo que as sanções acessórias podem chegar a 24 meses sem carta e subtração de quatro pontos no título de condução.

A circulação nas vias central e da esquerda, em autoestradas e não só, é um hábito enraizado nos condutores portugueses.

No entanto, além de ser um mau hábito, constitui uma contraordenação, que está a ser combatida pela GNR, na operação ‘Via Livre’, que decorre até domingo.

Aquela força de segurança já está a multar condutores que seguem nas vias erradas: as centrais, em caso de múltiplas vias de trânsito, ou as da esquerda, quando só há duas vias.

Não circular à direita constitui uma contraordenação muito grave.

A coima aplicada é de 60 euros, valor mínimo, mas há mais incómodos para os condutores que não respeitarem o Código da Estrada.

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária recebe a informação da contraordenação e irá notificar o arguido da sanção acessória: dois a 24 meses sem carta de condução e ainda a subtração de quatro pontos.

A GNR não está apenas a multar. Também presta esclarecimentos aos condutores, alertando-os para os perigos de desrespeitar as regras.

E os perigos são claros. Tornam a manobra de ultrapassagem mais perigosa e aumentam os riscos de outra manobra perigosa: ultrapassagens pela direita.

Acresce que ultrapassar pela direita também constitui uma infração muito grave, punível com uma multa de 250 euros.

Desse modo, os condutores que cumprirem a lei e circularem à direita não podem, de nenhuma forma, ultrapassar veículos que sigam nas vias à esquerda.

A operação ‘Via Livre’ termina no domingo, mas o cumprimento do Código da Estrada não…

Em destaque

Subir