Nas Notícias

GNR resolveu o mistério da mochila com uma fortuna escondida

A Guarda Nacional Republicana (GNR) encontrou uma mochila com 25 mil euros, que pertencia a um vendedor espanhol, dono de uma roulote instalada no Vodafone Paredes de Coura. A descoberta ocorreu em agosto, mas a investigação do Núcleo de Investigação Criminal de Arcos de Valdevez só agora terminou, com o dinheiro a ser entregue ao dono.

Uma vez mais, entre 17 e 20 de agosto, o festival Vodafone Paredes de Coura foi música para os ouvidos dos festivaleiros, que ajudaram a transformar o evento num sucesso, como ocorre todos os anos.

E também como ocorre todos os anos, no final da festa, a GNR corre todos os cantos, à procura de bens que possam ter ficado esquecidos. E nesta edição os militares fizeram uma descoberta insólita.

Dentro de uma mochila igual a tantas outras que são transportadas para o recinto, estavam 25 mil euros em dinheiro, o que suscitou uma apurada investigação. De quem era o dinheiro e qual a sua origem?

A mochila foi transportada para o posto da GNR, que procedeu a uma contagem do valor. Também dentro da mesma estavam algumas senhas de bifanas e de bebidas, que sugeriram que o saco seria pertença de um vendedor.

Durante meses a fio, as autoridades procederam a diligências, colocando a mochila na plataforma de perdidos e achados, já com a suspeita de que seria pertença de um vendedor.

Porém, ninguém reclamou o dinheiro, o que levou o Núcleo de Investigação Criminal (NIC) a avançar para o passo seguinte: fazer um levantamento de todos os vendedores que estiveram no recinto de Paredes de Coura.

Na Guardia Civil, em Espanha, dera entretanto entrada uma queixa de um comerciante espanhol, que perderam precisamente uma mochila. Confirmado, através de detalhes, que o dono fora encontrado, procedeu-se à entrega dos 25 mil euros.

Na passada quinta-feira, foi feito o levantamento da mochila e seu conteúdo, no posto da GNR de Paredes de Coura. Se o dono não fosse encontrado, os 25 mil euros reverteriam para o Estado e a mochila seria leiloada.

“A documentação que estava na mochila juntamente com o dinheiro, apesar de não identificar o proprietário, indicava pertencer a um prestador de serviços de restauração espanhol. Deste modo, o NIC de Arcos de Valdevez encetou diligências junto da sua congénere espanhola, a Guardia Civil, para conseguir identificar o proprietário.  Foi possível apurar que o legítimo proprietário era um cidadão espanhol, que havia apresentado em Espanha o desaparecimento da mochila, tendo-lha sido devolvido com o montante monetário e os seus documentos”, esclarece a GNR.

Enquanto iriam decorrer as diligências, o dinheiro esteve depositado, sendo agora devolvido ao vendedor espanhol, que tem mais do que motivos para ficar eternamente grato àquela força policial.

Também graças à GNR, muitos festivaleiros podem recuperar bens perdidos, desde carteiras, telemóveis, documentos de identificação, entre outros. Nas noites de diversão é muito comum perderem-se objetos que acabam por ser recuperados pela patrulha da GNR.

Em destaque

Subir