Motores

Gerard De Rooy e a liderança dos camiões no Dakar

Iveco ambiance during the Dakar 2017 Paraguay Bolivia Argentina , Etape 4 - Stage 4,  San Salvador de jujuy - Tupiza ,  January 5 - Photo Francois Flamand / DPPI

O Rali Dakar 2017 não se faz apenas de automóveis e motos. Os camiões, mesmo chegando mais tarde ao final das etapas, são uma competição muito disputada. E embora a Kamaz surja mais uma vez como a grande favorita à vitória, outras equipas já mostraram que podem fazer frente à marca russa. É o caso da IVECO.

Gerard De Rooy é um piloto com uma vasta experiência nos ‘peso pesados’, e ao fim da primeira semana de Dakar conseguiu não apenas vencer a quinta etapa como assumir a liderança. Algo que se deve ao talento do holandês e à eficácia do seu IVECO Powerstar.

De Rooy – que dois dias antes teve problemas com a gestão da pressão dos pneus do seu camião – comandou desde a partida a última etapa até agora realizada, e g raças a uma condução sem erros e à grande fiabilidade do seu IVECO conseguiu garantir uma vitória importante, agora que a prova se aproxima da conclusão da sua primeira metade, terminando a jornada com 2h39m12s, quase doze minutos menos do que Eduard Nikolaev (Kamaz).

“Os primeiros 100 quilómetros do percurso foram em montanha, o que foi mesmo muito duro. No princípio, o tempo estava seco, mas depois veio a chuva. Contámos sempre com muita tracção no nosso camião e não cometemos erros de navegação, algo que não aconteceu com muitos dos nossos adversários”, afirma o holandês, que no Dakar obteve o 32.º triunfo da sua carreira.

Infelizmente o bom desempenho de Gerar De Rooy não foi extensível ao seu companheiro de equipa no Team Petronas Tom Van Gunegten, que teve problema no começo da quinta etapa e ficou atolado na lama com o seu IVECO Trakker. Aliás à imagem do que acontecu com Federico Villagra, que no IVECO Powerstar desceu para a sexta posição.

Fotos: DPPI

500 DE ROOY GERARD (nld) TORRALLARDONA MOISES (esp) RODEWALD DAREK (pol) IVECO PETRONAS TEAM DE ROOY IVECO action during the Dakar 2017 Paraguay Bolivia Argentina , Etape 4 - Stage 4,  San Salvador de jujuy - Tupiza ,  January 5 - Photo Frederic Le Floc'h

500 DE ROOY GERARD (nld) TORRALLARDONA MOISES (esp) RODEWALD DAREK (pol) IVECO PETRONAS TEAM DE ROOY IVECO action during the Dakar 2017 Paraguay Bolivia Argentina , Etape 4 – Stage 4, San Salvador de jujuy – Tupiza , January 5 – Photo Frederic Le Floc’h

Em destaque

Subir