Mundo

Gémeos ‘separados’ pela nacionalidade dos pais, um casal gay

Um casal homossexual está a acusar os EUA de discriminação, depois dos filhos, gémeos, terem sido ‘separados’ pela nacionalidade. Um dos bebés recebeu a nacionalidade norte-americana, mas o outro foi considerado ilegal.

O norte-americano Andrew e o israelita Elad Dvash-Banks casaram, contrataram uma mãe de aluguer e tiveram dois filhos: os gémeos Aiden e Ethan Dvash-Banks.

Os bebés nasceram no Canadá, mas a família teve de se mudar para a Califórnia, nos EUA. Andrew e Elad pediram a nacionalidade para os gémeos, mas só um a obteve, sendo que o irmão foi considerado ilegal.

Quando iniciaram o processo de nacionalização, pais e filhos tiveram de fazer um teste de ADN, por ordem do consulado dos EUA em Toronto (Canadá).

Apesar de serem gémeos, Aiden é geneticamente filho de Andrew, enquanto Ethan tem os genes de Elad.

Os EUA atribuíram a nacionalidade a Aiden mas não ao irmão gémeo, pois o pais de Ethan é israelita.

O casal alega que este procedimento foi discriminatório, uma vez que aos casais heterossexuais não é exigido o teste de ADN.

“A mensagem é que nós não somos totalmente iguais. A nossa família é menor do que outras famílias”, lamentou Andrew, em declarações ao The Guardian.

“O meu filho está a ser prejudicado pelo Governo e nós estamos a lutar para proteger o nosso filho e a nossa família”.

“Retirar a nacionalidade a uma criança é um dos mais horríveis actos que um governo pode fazer a uma criança só porque os seus pais são gays, lésbicas ou bissexuais”, reforçou o advogado do casal, Aaron C. Morris.

Em destaque

Subir