Mundo

Emergência na Califórnia: Fuga de gás obriga a deslocar milhares

A Califórnia está em estado de emergência devido a uma fuga de gás… desde 23 de outubro. Desde então o incidente “catastrófico” atingiu uma dimensão “incomparável”. Devido aos problemas para a saúde pública, as autoridades estão a deslocar milhares de cidadãos.

Mais de dois meses após ter sido detetada uma fuga de gás metano em Porter Ranch, o governador da Califórnia, Jerry Brown, declarou, quarta-feira, o estado de emergência.

A fuga tinha sido detetada a 23 de outubro de 2015, num poço em Aliso Canyon, perto da localidade onde vivem cerca de 30 mil pessoas.

Desde então que têm vindo a crescer os casos de sintomas físicos adversos ao gás, como náuseas, dores de cabeça e hemorragias nasais.

A Southern Califórnia Gas Company, empresa de gás responsável pela estrutura onde foi registada a fuga, tem insistido que não existe qualquer perigo grave para a saúde pública, mas o incidente atingiu uma dimensão “incomparável” e já foi considerado como catástrofe ecológica.

Ao declarar o estado de emergência, o governador da Califórnia prometeu uma investigação “contínua e rigorosa” ao incidente e às consequências.

Face às “grandes quantidades de metano” que têm sido lançadas na atmosfera (mais de 30 mil quilos de metano por hora), Jerry Brown aprovou um plano para a deslocação de milhares de habitantes de Porter Ranch, onde vivem cerca de 30 mil pessoas.

Em destaque

Subir