Motores

G-Drive vence as 4 Horas do Estoril e o ELMS

start4horasestoril

Giedo Van der Garde, Simon Dolan e Harry Tinknell venceram as 4 Horas do Estoril e o campeonato European Le Mans Series (ELMS), ao imporem-se na corrida que este domingo animou a pista portuguesa dos arredores de Lisboa.

A tripla do Gibson Nissan n.º 38 da G-Drive Jota levou a melhor após uma prova que inicialmente foi dominada por Nicolas Lapierre, o piloto que tinha colocado o Oreca Nissan da Dragonspeed na ‘pole position’.

O gaulês manteve-se na liderança do começo da corrida, enquanto os pneus do carro n.º 21 duraram, mas acabaria por não resistir ao ataque de Van der Garde, o piloto que fez o primeiro turno de condução do Gibson que viria a vencer a prova.

Depois, quando Henrik Hedman passou para os comandos do Oreca da Dragonspeed começaram as ‘asneiras’ do piloto sueco e num ápice perdeu a liderança para Dolan, que rendera Van der Garde no Gibson da G-Drive.

vandergardedolantincknellestoril4

O veterano britânico e dono da equipa – que foi também de Filipe Albuquerque nas duas épocas anteriores do ELMS – isolou-se no comando no segundo terço de corrida e entregou o carro da G-Drive na primeira posição a Tinknell, que geriu a última fase da prova e garantiu um triunfo merecido.

Nicolas Lapierre ainda voltaria ao volante do Oreca da Dragonspeed para a última hora de corrida, mas já não teve tempo para ir buscar o líder, acabando mesmo assim por efetuar uma grande recuperação que o levou até ao segundo lugar.

Depois de um deslize de Olivier Pla esfumou-se a possibilidade da Krohn Racing terminar no último lugar do pódio, que acabou por ir para o BR Nissan n.º 32 da SMP Racing, onde pontificou o ex-piloto de Fórmula 1 Vitaly Petrov.

turnermacdowellestoril2

Mas a hora era de consagração para a equipa de Simon Dolan, que nos anos anteriores tinha visto o título do ELMS fugir-lhe devido a azares. Falta de sorte que desta feita faltou a Thiriet by TDS, cujo Oreca Nissan foi 30.º na classe quando precisava de ser apenas quarto na jornada portuguesa para ganhar o campeonato.

Na categoria GTE também houve drama, já que a JMW Motorsport só tinha que terminar a corrida para se sagrar campeã mas os problemas no seu Ferrari 458 Italia acabaram por não o permitir, deixando caminho livre para a Beechdean AMR (Aston Martin) – tripulado por Darren Turner e Alex MacDowall – vencer a prova e o campeonato.

Já em LMP3 o triunfo foi para Thomas Laurent, Yann Ehrlacher e Alexandre Cougnaud no Ligier n.º 18 da M Racing – YMR.

Em destaque

Subir