Motores

O furo que tramou Gerard De Rooy na oitava etapa

dmitrysotdnikovdakar8

Fatal como o destino, o azar de uns é a sorte de outros. E a perda de tempo de Gerard de Rooy na oitava etapa do Rali Dakar 2017, devido a um furo correspondeu também que o holandês da IVECO perdesse também a liderança da classificação dos camiões para Dmitry Sotnikov.

O russo da Kamaz nem precisou de ser o mais rápido da especial – deixou esse desiderato para Martin van den Brink, que no Renault esteve imparável na tirada que ligou Uyuni (Bolívia) a Salta (Argentina).

Van den Brink já tinha liderado a prova após a segunda etapa, mas nessa altura o seu Renault teve um princípio de incêndio. Agora foi o holandês a tirar partido de um dia menos feliz do seu compatriota De Rooy.

Outro homem da IVECO foi protagonista nos 492 quilómetros cronometrados. Frederico Villagra ficou a somente 17 segundos do vencedor. Nada que alterasse a posição do argentino na classificação geral, onde continua a figurar no quarto posto.

500 DE ROOY GERARD (nld) TORRALLARDONA MOISES (esp) RODEWALD DAREK (pol) IVECO PETRONAS TEAM DE ROOY IVECO action during the Dakar 2017 Paraguay Bolivia Argentina , Etape 4 - Stage 4,  San Salvador de jujuy - Tupiza ,  January 5 - Photo Eric Vargiolu / DP

Já De Rooy perdeu sete minutos e caiu para o terceiro posto, atrás de Sotnikov e Eduardo Nikolaev, que assim fazem uma ‘dobradinha’ Kamaz na frente da tabela classificativa antes da prova ser retomada após o cancelamento da nona etapa.

Apesar de abalado, Gerard De Rooy foi pragmático em relação ao que lhe aconteceu: “Disse Ton Van Genugten (companheiro de equipa) para dar o máximo em vez de me acompanhar até ao final da etapa, esperando que ele pudesse chegar no top cinco, de modo a ter uma boa posição na estrada para a etapa seguinte”.

“As coisas não correram como planeado. Também tive um problema com o arrefecimento do motor”, confessou o holandês referindo-se aos problemas de eletrónica que o seis cilindros turbo do IVECO Powerstar tem dado.

Classificação após oito etapas
1.º Stonikov/Akhmadeev/Leonov (Kamaz) 17h52m20s
2.º Nikolaev/Yakoviev/Rybakov (Kamaz) + 1m46d
3.º De Rooy/Torrallardona/Rodewald (IVECO) + 2m20s
4.º Villagra/Yacopini/Torlaschi (IVECO) + 29m06s
5.º De Baar/Roesink/De Graaf (Renault) + 45m34s

Em destaque

Subir