Tecnologia

Funcionários públicos vão deixar de ter internet no trabalho

A decisão apanhou os trabalhadores de surpresa. A partir de maio do próximo ano, os funcionários públicos de Singapura terão o acesso à internet cortado nos postos de trabalho.

O Governo da cidade-estado está preocupado com os crescentes casos de ataques informáticos e decidiu cortar o mal pela raiz, ou melhor, pelo acesso por parte dos funcionários públicos.

A partir de maio do próximo ano, os computadores nos organismos públicos deixarão de ter acesso à rede. Só mesmo alguns terminais continuarão ligados ao mundo online, pelo que quem os tiver de usar irá ter de (antecipa-se desde já) pedir autorização aos superiores hierárquicos.

A medida vai implicar o desligamento da rede de mais de 100 mil computadores.

“O Governo de Singapura procede regularmente à revisão das medidas de IT para tornar a nossa rede mais segura”, justificou o porta-voz da IDA (Autoridade de Desenvolvimento das Infocomunicações, em tradução literal).

É precisamente nos sistemas desta agência que está agora a ser testado o bloqueio.

De acordo com o The Straits Times, os funcionários públicos poderão continuar a usar a internet… nos dispositivos pessoais e desde que não utilizem sistemas (como o email) do Estado.

Os trabalhadores serão autorizados a reencaminhar emails de trabalho para contas pessoais.

Em destaque

Subir