Mundo

Frase de Lula proferida em 1988 torna-se viral nas redes sociais

“No Brasil é assim: quando um pobre rouba, vai para a cadeia. Quando um rico rouba, vira ministro”. A frase de Lula da Silva é de 1988 mas regressou à atualidade, porque Lula é suspeito de roubar e ‘virou’ ministro.

O ex-presidente do Brasil, Lula da Silva, está a ser alvo de uma investigação, no âmbito da operação Lava Jato – no qual é suspeito de enriquecimento ilícito, num processo que tem já condenações. O Ministério Público de São Paulo pediu a prisão preventiva de Lula, mas a Justiça rejeitou e Dilma protegeu o companheiro político.

Entretanto, Lula da Silva tomou posse nesta quinta-feira como ministro responsável pela Casa Civil. O cargo permite-lhe alguns privilégios judiciais, numa altura em que decorre a investigação.

Esta cadeia de eventos fez regressar à atualidade uma frase proferida pelo próprio Lula, no longínquo ano de 1988, quando ainda era sindicalista.

“No Brasil é assim: quando um pobre rouba, vai para a cadeia. Quando um rico rouba, vira ministro”, disse há quase 30 anos o ex-presidente daquele país.

Como ministro, não pode ser julgado por qualquer instância judicial. Somente o Supremo Tribunal Federal do Brasil tem poder para o fazer. Este privilégio de Lula da Silva estará na base da sua nomeação como membro do executivo.

A cerimónia de tomada de posse, nesta quinta-feira, ficou marcada por fortes protestos de pessoas que estavam dentro da sala. Assim que Dilma Rousseff pronunciou o nome de Lula da Silva, ouviram-se assobios. O Brasil está revoltado com o caso de corrupção e exige a demissão da Presidente.

Em destaque

Subir