Cultura

‘Fragments of a Mind’ estreia em Guimarães

Neste sábado, dia 17 de outubro, às 22h00, a Black Box da Plataforma das Artes e da Criatividade, em Guimarães, acolhe a mais recente criação do artista irlandês Darragh McLoughlin. A peça é um solo contemporâneo que conta a história de um viajante perdido na sua infindável jornada sem lugar algum para onde ir.

Em palco temos um homem solitário num lugar. Não sabemos quem ele é ou como ali chegou.

Apenas observamos a sua viagem de autodescoberta e a sua busca por um propósito neste estranho mundo onde se encontra. Um quarto vazio, à exceção da velha caixa de música e alguns objetos inanimados. O tempo passa lentamente. A única referência é uma voz assombrada que canta a mesma música vezes sem conta.

As sequências com estilo cinemático, com ocasionais saltos no tempo, guiam lentamente a audiência para que esta desenhe a sua própria conclusão sobre a natureza desta personagem, através da experiência de uma relação que se pretende íntima com o artista.

Nesta peça, o artista recorre ao potencial libertador da criação artística, inventando mundos abstratos sob uma lógica específica. A dramaturgia é o ponto central para o processo criativo que levou o artista a concluir esta obra. Apesar das raízes no circo contemporâneo, McLoughlin não hesita em buscar inspiração a outras disciplinas das artes performativas. Para o artista todas estas influências são ferramentas que servem a expressividade.

O público é aqui figura central sendo que a experiência que este vive é o que realmente importa para o artista. As questões técnicas são levadas ao limite, a ponto de deixarem de ser percetíveis. Uma simbiose perfeita entre o significado, o propósito e a ação.

‘Fragments of a Mind’, de Darragh McLoughlin, é apresentado no âmbito da rede ‘CircusNext’, uma plataforma europeia que visa oferecer um programa de apoio artístico e financeiro a uma nova geração de criadores de novo circo. Recordamos que A Oficina, em Guimarães, é o único parceiro português desta rede de cooperação europeia que procura novos criadores na área do circo contemporâneo.

Os bilhetes para o espetáculo podem ser adquiridos nas bilheteiras do Centro Cultural Vila Flor e da Plataforma das Artes e da Criatividade, bem como nas lojas Fnac e El Corte Inglês, entre outros pontos de vendas, e na internet em www.ccvf.pt e oficina.bol.pt.

https://www.youtube.com/watch?v=8oTD79shszU&index=1&list=PL5N3x4fEwd73EhnZy0styPIDpwB7CzxGV

 

Em destaque

Subir