Mundo

Vídeo: Fotos de “centenas de recrutas nuas” partilhadas por ‘marines’ num grupo secreto

O topo da hierarquia militar dos EUA está a investigar as denúncias de “centenas, talvez milhares” de fotos de mulheres nuas. Nas imagens estão recrutas e veteranas ainda no ativo.

De acordo com vários jornais, como o The New York Post, o Departamento de Defesa (o equivalente ao nosso Ministério) já mandou abrir um inquérito para apurar a veracidade de um relatório do Center for Investigative Reporting (CIR).

O documento do CIR refere que há homens dos ‘marines’, da Marinha e dos British Royal Marines a partilhar “centenas, talvez milhares” de fotos de mulheres nuas num grupo secreto no Facebook.

São fotos de recrutas e veteranas ainda no ativo ou de antigas militares, registadas sem que as mulheres tenham sequer tomado conhecimento.

As imagens de várias dúzias de mulheres referem ainda dados pessoais, como o nome completo, o posto militar onde se encontram e a patente.

A página ‘Marines United’, com cerca de 30 mil membros, está “cheia de comentários obscenos”, salienta ainda o relatório do CIR.

“Leva-a para as traseiras e dá-lhe forte”, escreveu um dos membros, num comentário citado no documento: “E filma… em nome da ciência”.

O grupo do Facebook foi criado pela organização The War Horse, gerida por Thomas Brennan, um ‘marine’ veterano e altamente condecorado.

A imprensa refere que foi Brennan a denunciar o caso aos ‘Marine Corps’, a 30 de janeiro. A 1 de fevereiro, a maioria dos internautas que deixaram comentários obscenos nas fotografias desapareceu do Facebook e a página tinha sido encerrada.

“Não há lugar para este tipo de comportamento degradante nos ‘marines'”, avisou um alto graduado, Ronald L. Green, em declarações à CBS News.

Em destaque

Subir