Mundo

Foto: Primeiro-ministro da Austrália vai de elétrico como uma pessoa ‘normal’

primeiro ministro no eletricoAlguma vez imaginou que ao seu lado num transporte público estaria o primeiro-ministro? Aconteceu na Austrália e ninguém estranhou. Malcolm Turnbull apanhou um elétrico sem segurança nem membros do gabinete. Apenas mais um cliente entre muitos outros.

Ainda há poucos anos, quando um político português chegou de motorizada à cerimónia de posse como ministro, a maioria dos portugueses estranhou. Mas na Austrália o primeiro-ministro andou de elétrico e ninguém ligou importância.

O caso só chegou aos jornais porque Malcolm Turnbull tinha acabado de chegar de elétrico para uma entrevista na rádio 3AW e um dos jornalistas da estação partilhou uma fotografia, no Twitter, de um primeiro-ministro na paragem.

“Ninguém liga nenhuma”, comentou Charles Croucher.

Apesar dos compromissos oficiais, Malcolm Turnbull dispensou a viatura oficial e viajou num transporte público sem segurança, nem qualquer membro do gabinete.

“A viagem foi boa e também vou regressar de metro”, adiantou o governante, quando questionado pelo entrevistador Neil Mitchell.

“Sim, o meu cartão Myki [o nome do bilhete zonal] já não precisa de ser carregado”, acrescentou o primeiro-ministro, uma vez que agora o elétrico é grátis para quem circula na cidade de Melbourne.

Não é a primeira vez que Malcolm Turnbull é notícia por causa dos transportes públicos. Muito antes de ser primeiro-ministro era cliente assíduo de autocarros, comboios, ferries e elétricos, mesmo quando ocupava cargos com serviço de motorista.

Em destaque

Subir