Cultura

Fórum da Maia recebe exposição World Press Photo 2015

Foto: Massimo Sestini

Foto: Massimo Sestini

A Câmara Municipal da Maia irá receber, de 20 de novembro a 13 de dezembro de 2015, a exposição World Press Photo 2015, à semelhança do que tem vindo a acontecer nos últimos 13 anos. A mostra, com entrada gratuita, estará patente no Fórum da Maia.

Maia é uma das duas cidades portuguesas que em 2015 recebem a World Press Photo.

Este evento é internacionalmente reconhecido pela sua qualidade e por ser o único do género, resultando de um concurso anual de fotojornalismo onde a atualidade é apresentada a nível mundial.

A exposição de fotojornalismo está organizada em oito categorias (Assuntos Contemporâneos, Vida Quotidiana, Notícias Gerais, Projetos de Longa Duração, Natureza, Retratos, Desporto e Notícias Locais) e exibe acontecimentos marcantes que tiveram lugar em 2014.

Esta edição da World Press Photo contou com a participação de 5692 fotógrafos, de 131 países, que levaram 97 912 fotografias a concurso. O júri premiou 45 fotografias, de 41 fotógrafos, de 17 nacionalidades.

A exposição é apresentada, este ano, em mais de 100 cidades, em mais de 45 países. É importante realçar que, à semelhança do ano passado, a World Press Photo 2015 só estará patente em duas cidades portuguesas – Maia e Lisboa.

A fotografia escolhida para o cartaz é da autoria do italiano Massimo Sestini e ganhou o segundo prémio singles/notícias gerais.

Esta fotografia foi tirada a 20 milhas ao largo da costa da Líbia e mostra-nos um barco de refugiados resgatado pela Marinha italiana. Este resgate fez parte da operação de salvamento ‘Mare Nostrum’.

Em destaque

Subir