Motores

Ford ‘ataca’ Le Mans em 2016

FordLeMans015

Tal como já se esperava, a Ford anunciou esta sexta-feira o seu regresso às 24 Horas de Le Mans em 2016, através de um projeto liderado por Chip Ganassi, conhecido pelas suas equipas de Fórmula Indy e NASCAR.

Este regresso à mais famosa prova de automobilismo de resistência será feita na categoria de GTE, com a Ganassi Racing a utilizar os atuais motores Ford Ecoboost 3,5 litros V6 usados nos Riley que competem no campeonato United Sportscar.

Na apresentação do programa realizado esta sexta-feira em Le Mans estiveram presentes tanto o presidente da marca da oval, Bill Ford, como Chip Ganassi e ainda Scott Pruett, que se acredita venha a ser um dos pilotos escolhidos.

FordLeMans215

“Estamos de regresso a Le Mans com um supercarro. Quando a oportunidade surgiu para competir com o novo Ford GT no melhor palco mundial, e no 50.º aniversário de uma das mais vitoriosas histórias das corridas, poderíamos nós deixá-la passar?”, afirmou Bill Ford.

“Será um desafio, sem dúvida nenhuma, mas não podíamos ter melhor parceiro do que a Ford. Já ganhamos corridas e campeonatos, mas nunca competimos em Le Mans”, referiu por sua vez Chip Ganassi,

“Sempre me disseram; tens de ir a Le Mans. Sim, mais tinha que esperar pala oportunidade certa. Assumir o programa certo. Estou bastante entusiasmado por fazer parte disto”, acrescentou o patrão da Ganassi Racing.

FordLeMans115

Paralelamente Ganassi confirmou que vai expandir a sua operação para a Europa, baseando-se no Reino Unido, de modo a poder alinhar com os Ford GTE no campeonato do mundo de resistência, sendo apoiado tecnicamente no desenvolvimento pela Multimatic, liderada pelo antigo responsável da Prodrive George Howard-Chapell.

Em destaque

Subir