Apresentações/Novidades

Fim à vista para as motorizações diesel na Toyota

É dado como certo o fim da comercialização de motorizações diesel nos modelos da Toyota a médio prazo, já que o maior construtor japonês de automóveis já o terá decidido. Isto a julgar por um comunicado emitido pela sua filial italiana, que aponta o mercado transalpino como o primeiro a ficar “livre dos diesel”. Isto depois de deixarem de ser vendidas a versões diesel do Yaris, do Auris e do RAV 4.

A publicação Automotive News Europe diz que progressivamente a medida se irá estender a outros mercados europeus, devendo ser acompanhada por incentivos financeiros que podem chegar aos sete mil euros por veículo em caso de troca por uma versão híbrida.

Para já em Itália serão mantidas as variantes D-4D do Land Cruiser e da Hilux, devido ao seu baixo consumo e emissões de CO2, mas aqueles modelos que possuem versões híbridos não serão mais comercializados. O novo C-HR só tem versões híbridas e a gasolina, pelo que o problema não se coloca.

Relativamente a Portugal não se sabe o quando é que a Toyota tomará a medida, mas tudo indica que será uma questão de tempo até isso acontecer, já que o construtor nipónico já afirmou, através de um porta-voz, que a estratégia da marca são os híbridos, não vendo a necessidade de prolongar a comercialização de modelos diesel.

Em destaque

Subir