Cultura

Filme português vence prémio de festival de cinema de Sevilha

O filme português “A fábrica de nada”, de Pedro Pinho, foi este sábado premiado com o ‘Giraldillo de Oro’, o principal prémio do Festival de Cinema Europeu de Sevilha, destinado para o melhor filme. O júri destacou a reflexão presente no filme relativamente à crise económica vivida recentemente em muitos países europeus.

A longa-metragem retrata a instabilidade de um grupo de trabalhadores que continuam a sua rotina após o abandono dos proprietários da empresa.

O realizador recebeu uma ovação em grande escala e agradeceu o prémio que receberá na noite deste sábado, na gala de encerramento do festival.

“A fábrica de nada”, de Pedro Pinho, já foi condecorado com o prémio da crítica, em maio, no Festinal de Cannes, tendo também vencido a caregoria de melhor novo filme, o prémio CineVision, em junho, na cidade de Munique.

Foi também distinguido nos festivais Duhok, no Iraque, e Miskolc, na Hungria. Além disso foi selecionado para os festivais de Londres, Toronto e Jerusalém.

O Festival de Cinema Europeu de Sevilha, que tem como principal objetivo promover o cinema europeu, contou com sete produções ou coproduções portuguesas em competição.

António Reis e Margarida Cordeiro, “duas lendas do cinema português”, foram também homenageados.

Este sábado é também exibido “O Ornitólogo”, de João Pedro Rodrigues, fora de competição mas distinguido, em 2016, com o prémio de melhor realização, em Locarno.

Veja o trailer do filme “A fábrica de nada”, de Pedro Pinho. Alertamos para a linguagem inapropriada.

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=67XHNDS42R1N

Em destaque

Subir