Nas Notícias

Tem filhos teimosos? Pois saiba que a teimosia é a chave para o sucesso

Os pais que desesperam com a teimosia dos filhos é que devem mudar de comportamento. Um estudo científico demonstrou que as crianças teimosas são mais exigentes e menos influenciáveis, ficando melhor preparadas para o futuro. A teimosia, diz a ciência, pode ser uma chave para o sucesso.

Aquilo que nós, os adultos, encaramos como teimosia pode muito bem ser a criança a expressar um pensamento lógico e a apresentar uma inteligência emocional mais desenvolvida.

Não discuta, porque quem o diz é a ciência: os filhos teimosos podem tirar-nos do sério, mas só temos é de desejar (e trabalhar nesse sentido) que nunca mudem.

De acordo com o estudo realizado por Marion Spengler (investigadora em ciências da educação), cujo resumo foi agora publicado pelo Developmental Psychology, as crianças teimosas têm um melhor percurso escolar e são menos influenciáveis, dada essa vontade de questionar e contrapor argumentos.

Esta determinação dos filhos, muita vezes erradamente encarada pelos pais como teimosia, estimula a autonomia e independência dos mais pequenos, desenvolvendo a personalidade e fomentando a competitividade e a capacidade de liderança.

Quando uma criança teimar, cabe aos pais orientarem esse crescimento pessoal, questionando os motivos que levam o filho (ou filha) a tanta determinação e ensinando-o que por vezes temos de fazer escolhas: por exemplo, por muito que gostemos de leite (com cereais) e de sumo, só se pode beber um deles ao pequeno-almoço.

Convém ainda lembrar que um outro estudo, realizado na Alemanha, já mostrou que as crianças que são criticadas ou castigadas com frequência por atos de teimosia sentem-se desafiadas a fazer ainda pior.

Veja o vídeo: esta menina teimou que tinha “a franja” demasiado descida e sentia-se feia, pelo que tomou uma decisão e cortou o cabelo (embora neste caso se questione como é que a criança teve acesso a uma tesoura):


Patrocinado

Apps PT Jornal

Descarregar na App StoreDescarregar do Google Play

Newsletters PT Jornal

Selecione as newsletters

Mais partilhadas da semana

Subir