Mundo

Filhos primogénitos conduzem pior do que os irmãos mais novos

Um estudo demonstrou que os filhos primogénitos são os que conduzem pior. As hipóteses dos irmãos mais novos estarem envolvidos num acidente ou serem multados, em especial por excesso de velocidade, são bem menores.

A única dúvida sobre a completa fiabilidade deste estudo, assim alegam os irmãos que nasceram primeiro, é ter sido apresentado por uma seguradora, o que permite uma insinuação de que haja uma segunda intenção…

Os resultados do estudo da Privilege Car Insurance, que envolveu 1395 condutores, demonstraram que 89 por cento dos primogénitos têm tendência a ultrapassar os limites de velocidade, sendo que 35 por cento acabam por ser multados.

O estudo mostrou ainda que quase metade dos primogénitos recusa dar passagem a outro condutor (47 por cento) e mostra o dedo do meio (46 por cento) a outros veículos.

De acordo com a seguradora, os irmãos mais novos são menos propensos a acidentes (seja como responsáveis, seja como vítimas) porque os mais velhos ‘têm a mania’ de tentar fazer outras coisas ao volante, como usar o telemóvel (30 por cento) ou aplicar maquilhagem (17 por cento).

Neste estudo, 22 por cento dos primogénitos estiveram envolvidos num pequeno acidente nos últimos cinco anos e 15 por cento num acidente grave.

“Os irmãos mais velhos acabam por servir de exemplo, neste caso para o bem, e uma diferença de dois anos será suficiente para que os irmãos mais novos comentam erros que viram os seus exemplos cometer”, explicou o economista Joseph Doyle, num trabalho citado no estudo apresentado pela seguradora.

Em destaque

Subir