Desporto

FIFA multa Benfica e Sporting por violarem regras de partilha de passes

O órgão que superintende o futebol mundial multou o Benfica e o Sporting, por violação das regras relacionadas com partilha de passes com entidades terceiras.

A FIFA anunciou nesta quinta-feira, em comunicado, que aplicou multas ao Benfica e Sporting, apontando “infrações ao Regulamento Internacional de Transferências”, em particular no que diz respeito à partilha de propriedade de passes de jogadores por entidades terceiras e externas aos clubes – o que não é permitido.

Em comunicado, a FIFA informou que o Sporting foi punido com uma multa de 110 mil francos suíços (cerca de 92 mil euros), por ter feito dois contratos que “permitiam a uma terceira parte influenciar a independência do clube”, assim como por não ter divulgado a existência de um contrato de TPO e de não ter preenchido corretamente uma informação obrigatória no ITMS (sistema de transferências).

Também por ter apresentado dois contratos que “permitiam a uma terceira parte influenciar a independência do clube”, o Benfica foi multado em 150 mil francos suíços (cerca de 125 mil euros).

Os ‘encarnados’ foram ainda multados em 15 mil francos suíços (12,5 mil euros) por um negócio com o Celta de Vigo, que deverá ter sido a mudança de Nolito em 2013.

Os ‘encarnados’ foram absolvidos das acusações de ter ficado com possibilidade de influenciar a independência do clube espanhol.

A FIFA esclarece que a versão de 2012 do seu regulamento de transferências “não tinha base legal para sancionar um clube que adquirisse a possibilidade de influenciar” outro clube.

Por esta transferência, o Celta de Vigo foi multado em 65 mil francos (cerca de 54 mil euros).

Em destaque

Subir