Tecnologia

Ferramenta do Instagram quer prevenir o suicídio e facilitar o apoio

instagram-suicidioO Instagram lançou uma nova ferramenta com o intuito de prevenir o suicídio. Dedicada aos utilizadores com depressão, a ferramenta quer “fazer uma diferença real” nos momentos em que o desespero pode levar alguém a tomar medidas drásticas.

Tal como já fizera o Facebook, o Instagram criou uma ferramenta para tentar ajudar um utilizador que demonstre intenção de se suicidar, permitindo que um amigo possa ajudar quem necessita de uma forma anónima.

“Estas ferramentas são projetadas para que o utilizador saiba que está rodeado por uma comunidade que se preocupa com ele, num momento em que pode ser necessária uma ajuda”, explicou Marne Levine, diretor-executivo do Instagram, numa entrevista à Seventeen.

O mesmo responsável falou ainda sobre os cuidados que houve no desenvolvimento de tal ferramenta: “Ouvimos especialistas em saúde mental que nos explicaram que a intervenção de um ente querido pode fazer uma diferença real em alguém que possa estar em perigo”.

Quando o Instagram detetar, através do conteúdo, que um utilizador possa estar numa situação de perigo (por exemplo, com imagens e textos sobre automutilação), envia uma mensagem a esse utilizador.

“Alguém viu um dos seus posts e pensa que pode estar a passar por um momento difícil”, refere essa mensagem: “Se precisar de apoio, gostaríamos de o ajudar”.

Essa ajuda pode ser feita de vários moldes: através de uma conversa franca com um amigo, do contato com pessoas especializadas no suporte a este tipo de situações ou algumas informações de apoio.

Ao mesmo tempo que desenvolveu a ferramenta, o Instagram bloqueou vários termos relacionados com problemas como anorexia e automutilação.

Em destaque

Subir