Desporto

FC Porto-Benfica: O clássico dos pontos de interrogação (antevisão)

benfica_porto_1FC Porto e Benfica defrontam-se hoje num jogo onde não há quem aposte no vencedor. Do lado dos dragões, o regresso de Hulk parece não chegar para convencer os adeptos portistas. De Lisboa, chega um Benfica moralizado pelos últimos resultados mas que não costuma fazer boa figura no Dragão.

Está tudo pronto. O Benfica chegou ontem, sem incidentes, coisa rara quando se desloca ao norte do país. Na bagagem, a formação de Jorge Jesus traz quatro triunfos consecutivos no campeonato mais uma boa exibição contra o Manchester United, na primeira jornada da Liga dos Campeões. Na mente traz a memória das más prestações no Dragão nos últimos anos. O 5-0 de há um ano ainda está bem fresco na memória.

De fora, apenas os lesionados Enzo Peréz e Nélson Oliveira. Destaque ainda para a ausência de Capdevila, por opção, e a inclusão de Rodrigo Mora nos convocados. De resto, tudo à disposição do técnico que deverá apostar em Aimar e Cardozo na frente de ataque, sentando Saviola no banco de suplentes e apostando num meio campo mais forte com Javi Garcia e Witsel para limparem a construção do FC Porto.

A dúvida parece estar unicamente nos flancos. Nolito ou Bruno César? Eis a grande questão.

No Dragão, Vítor Pereira joga o seu primeiro clássico como técnico principal. As dúvidas sobre a capacidade do ex-adjunto de André Villas-Boas em dirigir a equipa ainda pairam por cima das cabeças dos adeptos portistas. É certo que o FC Porto está na frente, com os mesmos 13 pontos que o rival de Lisboa, mas é também uma certeza que, em alguns jogos disputados esta época, a exibição não convenceu. A qualidade apresentada pelos campeões nacionais está a anos-luz da do ano passado. Contudo, clássico é clássico e espera-se uma grande partida. Embora nem sempre perfeito, o jogo dos dragões tem sido eficaz o que lhes dá a liderança da liga neste momento e todo o mérito por tal. Afinal, têm um título a defender.

No 11 de Vítor Pereira existem no entanto mais dúvidas do que no do adversário. Com James Rodríguez de fora por castigo, há uma vaga numa das alas. Varela ou Christian Rodriguez são os candidatos. O outro ponto de interrogação está no meio campo. Defour, Guarin ou Belluschi? Os três jogadores têm jogado e feito exibições positivas. Resta saber mais sobre a táctica adotada pelo treinador portista. Se optará por um meio campo mais criativo, com Belluschi ou Defour, se por um mais forte fisicamente e melhor preparado para a meia distância, com Guarín.

A ver vamos, esta noite, pelas 20h15, num estádio do Dragão a rebentar pelas costuras.

Equipa provável do FC Porto
Helton, Fucile, Otamendi, Rolando e Alvaro Pereira, Fernando, João Moutinho e Guarín, Hulk, Varela e Kléber.

Equipa provável do Benfica
Artur Moraes, Luisão, Garay, Emerson e Maxi Pereira, Javi Garcia, Witsel e Aimar, Nolito, Gaitán e Cardozo.

Mais partilhadas da semana

Subir