Mundo

Faltam seis senadores para a destituição de Trump

Um influente observatório político de Washington acredita que faltam apenas os votos de seis senadores para que Donald Trump seja destituído da Presidência dos EUA. Nos Republicanos, 12 senadores já terão garantido “não ter medo do Presidente”.

A tensão racial do incidente de Charlottesville parece ter sido a gota de água que faltava para a há muito comentada destituição do Presidente Donald Trump.

Elaine Kamarck, que integra o influente observatório The Brookings Institution, afirma que Trump tem perdido apoio entre a própria família política (os Republicanos) e que só faltam seis mais votos para que o Sendo aprove a destituição.

De acordo com a Constituição dos EUA, um pedido de ‘impeachment’ tem de partir da câmara baixa do Parlamento, o Congresso, por maioria simples. No entanto, só faz cair o Presidente se, logo a seguir, receber uma maioria qualificada (dois terços) no Senado.

Nas contas de Elaine Kamarck, bastam mais seis votos para que dois terços dos senadores votem a destituição de Donald Trump.

Ainda de acordo com esta analista, já 12 senadores republicanos manifestaram publicamente “não ter medo do Presidente”. Se a estes 12 se somarem os 48 senadores Democratas, faltam seis votos para a maioria qualificada no Senado.

Elaine Kamarck lembra ainda que um desses seis votos que faltam poderá facilmente ser o de John McCain, o republicano que foi fundamental para travar o plano de saúde feito por Trump.

Recorde-se que foi para evitar um ‘impeachment’ que Richard Nixon resignou, em 1974.

Em destaque

Subir