Nas Notícias

Falta mão de obra na construção civil

“Há falta de mão de obra na construção civil”. O alerta parte da Ordem dos Engenheiros do norte, que avisa que “o problema que se enfrenta neste momento” no setor da construção civil reside na “ausência de mão-de-obra qualificada”.

“Neste ano, no mês de maio, o número de concursos público atingiu um número que já não se verificava desde janeiro de 2014. O crescimento está a verificar-se e não é só no setor privado, como à partida se poderia pensar”, revela o coordenador do Colégio de Engenharia Civil da Ordem dos Engenheiros da Região Norte (OERN), Bento Machado Aires.

Se a situação não se alterar e aparecer mais mão de obra, o setor poderá ser obrigado a “abrir o mercado da construção civil a empresas estrangeiras”.

Em comunicado, o coordenador do Colégio de Engenharia Civil da OERN sublinha que o “problema que se enfrenta neste momento” está relacionado com “ausência de mão-de-obra qualificada para a construção civil incluindo de profissionais de engenharia civil”.

Realidade dos engenheiros

Neste comunicado, o Colégio de Engenharia Civil da OERN aproveita para falar da situação atual dos engenheiros.

“A falta de valorização do trabalho dos engenheiros, com remuneração por hora, está a encaminhar-se para que, a breve trecho, os engenheiros vão deixar de trabalhar ao preço que o mercado está habituado e o país vai parar porque deixa de haver produção de construção civil.”

Em destaque

Subir