Nas Redes

O Facebook vai acabar com posts que tentam enganar o utilizador

Conhece a técnica do “você não vai acreditar”? Todos os dias, no seu feed de notícias do Facebook, deve ter uma boa meia-dúzia de artigos com estas palavras em título. São sensacionalistas e servem quase sempre para incitar ao clique para páginas com conteúdo irrelevante, ou enganoso. Pois bem, para grandes males, grandes remédios. E você pode acreditar: o Facebook vai acabar com esses métodos.

“Você não vai acreditar na idade desta modelo japonesa”. “Ela pensou que era só uma espinha, mas você não vai acreditar no que saiu do braço!”. “Você não vai acreditar no que saiu na foto dessa família”. “Você não vai acreditar no quão magro Chris Hemsworth está!”.

Fomos ao Google pesquisar por “você não vai acreditar”, entre aspas, para encontrar alguns exemplos de títulos sensacionalistas, que proliferam nas redes sociais, sobretudo no Facebook (mas também no YouTube).

Na incapacidade de criar conteúdo interessante, alguns administradores de páginas usam estes esquemas – o chamado ‘clickbait’ – para conseguir o clique do utilizador. E pelos vistos resulta, a julgar pela quantidade de “você não vai acreditar” que encontramos.

Esses posts enganosos promovem a surpresa, o inacreditável, mesmo quando não há nada de surpreendente. Não revelam toda a informação e obrigam o utilizador a visitar sites externos. A experiência de uso do Facebook torna-se mais aborrecida.

A luta contra o ‘clickbait’ já não é nova. Desde 2014, o Facebook vem ameaçando com novos métodos de combate a este sistema.

A rede social de Zuckerberg revelou, na altura, que um dos métodos para verificar se um post tentava ‘caçar’ o clique era analisar o tempo que as pessoas passam a visitar a página.

Na passada quarta-feira, o Facebook anunciou que vai mesmo avançar com a caça às páginas que tentam enganar o utilizador com conteúdo desinteressante, ou indesejado. Também os títulos enganosos vão ficar ocultos do feed.

“O nosso objetivo é mostrar às pessoas, no feed de notícias, as histórias mais relevantes e classificar as publicações de forma a que o que é mais importante para cada pessoa apareça no seu feed. Estas melhorias baseiam-se em valores fundamentais, que temos vindo a utilizar durante anos”, pode ler-se num post do blogue oficial do Facebook.

Para o efeito, a rede social vai promover uma nova alteração do algoritmo. O sistema vai ficar dotado da capacidade de detetar clickbait e dar menos relevância a ese tipo de posts. Basta que usem o método do “você não vai acreditar”, ou que o título oculte informação relevante.

Você pode acreditar: essas técnicas de caça ao link têm os dias contados.

Em destaque

Subir