Mundo

Facebook quer ganhar dinheiro com WhatsApp para empresas

O Facebook estuda forma de rentabilizar o WhatsApp (do qual é proprietário) e pondera avançar com um modelo de negócio que visa a criação de uma espécie de WhatsApp para empresas.

A ideia passa por criar um perfil oficial, revisto e confirmado de cada entidade para que, desse modo, a empresa possa de forma segura troca mensagens com os clientes.

Em nota enviada às redações, a empresa detentora do Facebook faz saber que pretende criar tanto um perfil para pequenas como para grandes empresas, dizendo ainda que, nesta altura, a empresa de aviação KLM já está a testar as novas funcionalidades desta ideia que pretende implementar.

Sem anúncios publicitários, o objetivo passa por rentabilizar o WhatsApp sem que esse custo de utilização recaia nos utilizadores individuais.

O Facebook considera que as aplicações como WhatsApp e Messenger permitem uma “adequada interação” com os clientes, até “mais” que email ou telefone, visto que podem aceder a dados dos utilizadores e preferências.

“Queremos lançar as bases para permitir às pessoas enviar uma mensagem a empresas e para estas lhes darem as repostas que elas querem”, revela Matt Idema, diretor de operações do WhatsApp, em entrevista ao Wall Street Journal.

E prosseguiu: “Temos intenções de cobrar às empresas no futuro”.

Em 2014, o Facebook pagou cerca de, na altura, 17,4 mil milhões de euros para comprar o WhatsApp.

Em destaque

Subir