Tecnologia

Facebook: Novas funcionalidades originam problemas de segurança

facebook1Ainda que as novas características do Facebook aumentem a interação entre os utilizadores, a privacidade e a segurança voltam a ser ameaçadas, alerta a BitDefender, que alerta os utilizadores daquela rede social.

BitDefender elabora lista de cinco pontos nos quais se resumem os problemas de segurança que derivam das recentes atualizações do Facebook e a inclusão, depois das mesmas, de novas funcionalidades.

As novas listas inteligentes – que permitem diferenciar entre amigos, colegas de trabalho, entre outros – incentivam os utilizadores a partilhar mais informação, dando assim aos ciberdelinquentes a arma perfeita para os ataques dirigidos.

Estas listas inteligentes levam a que as pessoas completem os seus perfis com locais onde trabalharam, os seus estabelecimentos de ensino, entre outros. De cada vez que alguém cria uma lista com os colegas de um trabalho específico, anexa-se os colegas no seu perfil.

Como é óbvio, esta não costuma ser informação confidencial, e os utilizadores têm a decisão final na aprovação da informação.

Contudo, tendo em conta que essa informação é pública e indexável nos motores de busca, é mais fácil para aos ciberdelinquentes criar ataques dirigidos, desenhados especificamente para afetar uma pessoa.

Os atacantes saberão exatamente em que empresa trabalha essa pessoa, que atividade desenvolve na mesma e, mais ainda, em que projeto particular está a trabalhar. E estamos a falar de mais de 800 milhões de utilizadores.

Isso permitirá criar, por exemplo, iscos mais credíveis para os seus e-mails maliciosos. Por exemplo, colocando como assunto do mesmo o nome da empresa em que trabalha o utilizador que se ataca.

Mais partilhadas da semana

Subir