Nas Redes

Facebook multado por violação de privacidade

O Facebook viu ser-lhe aplicada uma multa, em Espanha, por utilizar, alegadamente, informação pessoal para fins publicitários sem informar os utilizadores. A rede social diz, em sua defesa, que “há muito que cumpre a legislação da União Europeia sobre proteção de dados”.

“A política de privacidade do Facebook utiliza expressões genéricas e pouco claras. A forma imprecisa como a rede social explica o uso que dará aos dados faz com que um utilizador com um conhecimento médio de novas tecnologias não tome consciência da recolha, armazenamento e tratamento de dados”, explica a Agência Espanhola da Proteção de Dados (AEPD), em comunicado.

Esta entidade acusa ainda o Facebook e de “espiar quem não está registado na rede social através de cookies” e de manter “informação dos utilizadores muito após desativarem a conta (cerca de 17 meses)”.

Esta não é a primeira vez que entidades europeias multam o Facebook por alegados problemas com confidencialidade na rede social.

Sobre este caso, em Espanha, o Facebook diz “discordar respeitosamente” e promete recorrer.

“Como explicámos à AEPD, os utilizadores escolhem a informação que colocam no perfil e que partilham com outros, tal como a religião. Porém, não utilizamos esta informação para enviar publicidade específica”, assegura um porta-voz do Facebook.

“Há muito que o Facebook cumpre a legislação da União Europeia sobre proteção de dados através da nossa sede na Irlanda”.

Em destaque

Subir