Tecnologia

Já pensou em desinstalar o Facebook para poupar bateria no smartphone?

iphone_facebook_bateria

Não é novidade que o Facebook é das aplicações que consome mais bateria. E também não é novidade nenhuma que o Facebook é, também, das aplicações que os utilizadores mais usam para se comunicarem e interagirem com outras pessoas.

Vários testes de pessoas e empresas ligadas à informática já provaram que o Facebook é das aplicações que mais bateria consome nos dispositivos móveis. Para além da bateria, também os dados armazenados pelo mesmo são uma dor de cabeça, principalmente em dispositivos com apenas 16GB para armazenamento.

O Facebook Messenger, aliado à aplicação mãe, também é outro dos responsáveis pela rápida drenagem das baterias dos smartphones, independentemente do sistema operativo. Mark Zuckerberg parece não ter muita atenção com isso e as várias melhorias que as respetivas apps sofreram em nada alteraram este panorama.

Há já quem aconselhe a desinstalação das apps e substitua a mesma pela navegação no browser. No entanto, há alguns pontos a ter em conta antes de proceder á remoção das apps Facebook e Messenger.

Se no primeiro (Facebook) tal é possível e não tem qualquer implicação – o browser faz exatamente tudo o que a app faz – já no segundo convém lembrar que Mark Zuckerberg já anunciou que só será possível conversar no chat do Facebook pela app Messenger, uma vez que a partir do browser tal função irá desaparecer.

Há sempre algumas coisas que pode fazer para amenizar estes ‘gastos’ do Facebook. O primeiro será desinstalar a app do facebook e passar a utilizar o browser e usar apenas a app do Messenger.

No segundo – para libertar espaço de armazenamento no telefone – pode, periodicamente, reinstalar as respetivas apps. Com isto eliminará os ficheiros temporários que a mesma guardou e obter mais espaço de armazenamento no dispositivo. Estas regras aplicam-se ao Windows Phone e iOS. No caso do Android basta parar a app. Para isso vá em definições das aplicações e eliminar os dados da mesma.

Outra coisa que pode fazer para que o consumo de dados seja menor é retirar as aplicações das tarefas em segundo plano e deixar de receber notificações. As mesmas, quando ativas em segundo plano, consomem dados, mesmo que não estejam abertas pelo utilizador. Claro que, com isto, o utilizador terá de abrir as apps por si para saber se alguém lhe enviou uma mensagem.

Em destaque

Subir