Tecnologia

Facebook: Fraude rouba dados de acesso a contas bancárias

facebook2BitDefender localiza nova fraude no Facebook, que está a ser utilizada como isco numa falsa petição, por parte dos responsáveis da rede social, para que os utilizadores verifiquem se os dados da sua conta estão corretos.

A fraude começa quando um utilizador e vários membros da sua lista de amigos recebem uma mensagem privada, que solicita a confirmação dos dados de acesso ao Facebook, se pretendem continuar a usar a sua conta nesta rede social.

“Ao incluir vários amigos numa mesma mensagem pode parecer, em princípio, uma temeridade já que basta que um dos amigos se dê conta de que se trata de uma fraude, e o resto não cairá na armadilha”, explica Jocelyn Otero Ovalle, diretora de Marketing da BitDefender para Espanha e Portugal.

Contudo, acrescenta Ovalle, “tem uma contrapartida para os ciberdelinquentes: e é que se caírem na armadilha, fá-lo-ão todos juntos”. O que permite “conseguir um grande número de dados com apenas uma mensagem.”

A mensagem que recebem tem um link que conduz à página onde supostamente devem verificar os seus dados. Uma vez ali, para além das suas credenciais de acesso ao Facebook – nome de utilizador e palavra-chave – são-lhes pedidos outras informações (pergunta de segurança, respetiva resposta e também os dados de acesso a contas bancárias).

Uma segunda versão da fraude inclui, inclusive, os dados da conta de PayPal do utilizador. Fornecendo esses dados, o utilizador verá uma janela na qual se lhes diz que a sua conta volta a ser segura e que pode continuar a navegar no Facebook sem problemas.

Na realidade, com todos esses elementos na mão, os ciberdelinquentes têm pleno acesso à conta do Facebook do utilizador, assim como às contas bancárias.

“Em caso de dúvida sobre se há algum problema com a sua conta, o melhor é que os utilizadores contactem diretamente o Facebook, já que se não o fizerem expõe-se a que todos os seus dados acabem nas mãos dos ciberdelinquentes”, conclui Jocelyn Otero Ovalle.

Mais partilhadas da semana

Subir