Fórmula 1

F1: Sebastian Vettel vence no Bahrain e lidera campeonato

Sebastian Vettel venceu o Grande Prémio do Bahrain de Fórmula 1, depois de uma prova em que evidenciou um forte andamento face aos dominadores Mercedes na qualificação e também no começo da prova. Esta 44ª vitória do alemão deixa-o na frente do campeonato, com sete ponto de vantagem sobre Lewis Hamilton.

Apesar de uma paragem precoce, que o relegou na altura para o 12º posto, Vettel lograria recuperar várias posições até chegar alcançar Valtteri Bottas, o líder da prova, e deixá-lo para trás.

De facto, depois de ter largado da ‘pole-position’, Bottas conseguiu liderar a corrida durante o primeiro terço, enquanto o seu companheiro de equipa Lewis Hamilton era suplantado por Vettel na travagem para a primeira curva.

A partir dessa altura Sebastian Vettel procurou pressionar Bottas na tentativa de lhe roubar o comando, acabaria por conseguir os seus intentos, ainda que depois tenha permitido aos dois pilotos da Mercedes liderar quando antecipou a primeira paragem nas boxes.

Só que a partir da primeira paragem dos seus mais diretos adversários Vettel passou a controlar a prova, sendo que Hamilton, mais rápido com os pneus super macios do que Bottas, acabou por alcançar o seu companheiro de equipa e deixá-lo para trás. O finlandês perderia depois vários lugares antes de trocar novamente de pneus e recuperar vários lugares até chegar ao terceiro posto e repetindo o pódio de Xangai.

Kimi Raikonen foi um distante quarto classificado, queixando-se do seu Ferrari ao longo de toda a prova, ainda que o seu resultado permita à equipa de Maranello comandar o campeonato de construtores, com mais três pontos que a Mercedes.

A quinta posição de Daniel Ricciardo foi o melhor que a Red Bull conseguiu, já que cedo deixou de contar com Max Verstappen, que desistiu por despiste ao ficar sem travões. Felipe Massa foi o grande beneficiado, levando o único Williams ‘sobrevivente’ à sexta posição final.

Classificação

1º Sebastian Vettel (Ferrari) 1h33m53,373s
2º Lewis Hamilton (Mercedes) + 6,660s
3º Valtteri Bottas (Mercedes) + 20,397s
4º Kimi Raikkonen (Ferrari) + 22,475s
5º Daniel Ricciardo (Red Bull) + 39,346s
6º Felipe Massa (Williams) + 54,326s
7º Sergio Perez (Ford India) + 1m02,606s
8º Romain Grosjean (Haas) + 1m14,865s
9º Nico Hulkenberg (Renault) + 1m20,188s
10º Esteban Ocon (Force India) + 1m35,711s

Em destaque

Subir