TV

Explore com o Street View do Google as mudanças climáticas do mundo

O que têm em comum um urso polar, a Amazónia e um carvalhal na Califórnia? Todos são exibidos pelo Google Street View como prova das alterações climáticas. É o contributo da tecnológica para a COP21, a conferência mundial sobre o clima que ontem arrancou em Paris.

Usando o Street View, qualquer pessoa pode “olhar pela janela para ver as alterações climáticas”, explicou o Google.

As provas estão no Ártico canadiano, na Amazónia brasileira e num carvalhal dos EUA.

“Os ursos polares estão em risco por causa do degelo, pois dependem do gelo para sobreviver. É por isso que a Polar Bears International pediu o Street View Trekker para mapear os ursos polares no seu frágil habitat marinho junto a Churchill, Manitoba, e partilhar esse ecossistema remoto com as pessoas por todo o mundo”, explicou o Google, como legenda da foto em que um urso espera, desolado, que o mar congele.

Mas não são só os animais que sofrem com as alterações climáticas. Os magníficos carvalhos azuis da Califórnia Central (EUA) estão a desaparecer. As previsões apontam para que em 2100 o número de árvores tenha caído até 41 por cento.

Um drama semelhante ocorre no ‘pulmão do mundo’, a Amazónia. A organização brasileira Amazonas Sustainable Foundation tem vindo a alertar para os perigos da contínua desflorestação e o Google deu uma ajuda com uma viagem, através do Street View, por centenas de quilómetros ainda virgens da maior floresta do mundo.

“Os impactos das alterações climáticas estão a ser sentidos por plantas, animais e por pessoas em todo o planeta”, alertou o Google, através do blogue do Street View, justificando a iniciativa com o arranque da COP21: “Queremos aproveitar esta oportunidade para mostrar como pode explorar este impacto sozinho. Esperamos que esta publicação tenha alertado para a forma como o mundo está a ser impactado pelas alterações climáticas”.

Em destaque

Subir