Nas Notícias

Drones a explorar Marte? A NASA já pensa nessa solução

drone marciano Os drones podem chegar a Marte. A NASA quer resolver alguns dos problemas encontrados pelos dois robôs na superfície marciana com um pequeno helicóptero. A agência espacial dos EUA acredita que o drone poderá trabalhar ao triplo da distância do Curiosity e Opportunity.

Após ter colocado dois veículos robotizados em Marte, a agêncial espacial norte-americana quer ‘reforçar’ a exploração da superfície do ‘planeta vermelho’ com drones.

De acordo com a CNN, o departamento de Propulsão a Jacto da NASA está a desenvolver um pequeno helicóptero que será capaz de cumprir três vezes a distância coberta diariamente pelos robôs Curiosity e Opportunity.

Como a superfície não está mapeada, os dois robôs têm encontrado vários imprevistos, em especial os obstáculos que impedem a progressão das sondas no terreno.

Com o recurso ao drone, os técnicos da NASA acreditam que poderão direcionar melhor os trabalhos de exploração. O pequeno helicóptero terá a vantagem adicional de oferecer uma nova perspetiva da superfície marciana, a uma altitude ligeiramente superior à dos dois robôs.

Há ainda problemas para resolver antes da agência poder colocar os drones em Marte. Os principais são a gravidade, que corresponde a apenas 38 por cento da mesma força na Terra, as radiações e as mudanças extremas de temperatura.

“Além disso, o sistema precisa ser autónomo e ser capaz de pousar e decolar em terreno rochoso”, acrescentou o engenheiro Bob Balaram.

O pequeno helicóptero deverá ser capaz de ‘acelerar’ até às 2400 rotações por minuto, conseguindo ‘pular’ entre dois a três minutos.

“Enquanto com a Curiosity tivemos sete minutos de terror quando pousou a primeira vez, com o drone teremos essa preocupação diariamente”, acrescentou o mesmo engenheiro.

Em destaque

Subir