Nas Notícias

A ex-refugiada alemã que se tornou na cara da Alemanha

Quando fugiu do Afeganistão rumo à Alemanha, com apenas 10 anos, devido à violência dos Talibãs, Zohre Esmaeli, agora com 32 anos, nunca imaginou que teria uma carreira promissora no mundo da moda. Tornou-se a primeira supermodelo ex-refugiada e agora é a cara da Alemanha.

Em 1999, a sua família chegou a terras alemães à procura de asilo, onde a então adolescente foi descoberta por uma agente de modelos.

Agora, Zohre foi escolhida para substituir a supermodelo Claudia Schiffer para protagonizar a campanha “Alemanha – País das Ideias”, criada pelo governo federal alemão e pela Federação da Indústria alemã para promover a imagem do país no exterior.

“Aceitei a proposta sem pensar muito. É um orgulho emprestar o meu rosto para a campanha depois da Claudia Schiffer. Além disso, assim posso agradecer à Alemanha, país que me ofereceu oportunidades para construir uma nova vida e no qual me sinto em casa”, afirmou a jovem.

Para além de modelo, Zohre é designer e escritora. No entanto, foi a sua história de vida que teve mais importância para os organizadores da campanha.

Segundo Ute Weiland, a presidente da iniciativa, a ex-refugiada é o símbolo de uma sociedade aberta à diversidade, à inovação e com grande sensibilidade no que toca a ajudar o próximo. Atualmente, a supermodelo já possui cidadania alemã.

Em 2015, a Alemanha foi dos primeiros países europeus a abrir as suas fronteiras para dar resposta à crise migratória na Europa, tendo recebido quase um milhão de refugiados.

Assim, segundo a BBC, “a escolha de Esmaeli para substituir Claudia Schiffer como o novo rosto da Alemanha pode ser interpretada também como um posicionamento político dos organizadores da campanha”.

Zohre Esmaeli is flying the flag for good ideas

Take an exclusive look behind the scenes of our photo shooting with model Zohre Esmaeli and photographer Hans Starck. #flaggezeigen

Publicado por Germany – Land of Ideas em Quarta-feira, 15 de Fevereiro de 2017

Em destaque

Subir