Mundo

Ex-Presidente de Taiwan condenado a quatro meses de prisão

O ex-Presidente de Taiwan Ma Ying-jeou foi hoje condenado a quatro meses de prisão pelo Supremo Tribunal de Justiça do país, que o considerou culpado de divulgar informações confidenciais enquanto ainda exercia funções.

Ma Ying-jeou, de 67 anos, vai recorrer da decisão do Supremo, de acordo com um comunicado divulgado pelos advogados após o veredito.

O antigo chefe de Estado tinha sido considerado inocente por um tribunal distrital de Taipé no ano passado, mas o Ministério Público recorreu da decisão.

O caso remonta a 2013, altura em que o Presidente, ainda em funções, divulgou informações sobre uma conversa telefónica entre o ex-presidente do Parlamento Wang Jin-pyng e o legislador do partido da oposição Ker Chien-ming.

No poder entre 2008 e 2016, Ma estreitou as relações com a República Popular da China, sendo o terceiro ex-Presidente da ilha a enfrentar acusações criminais depois de deixar o cargo.

O antecessor Chen Shui-bian, do rival Partido Progressista Democrático, saiu em liberdade condicional em 2015, por razões de saúde, após ter cumprido cinco anos de prisão de uma sentença de 20 por corrupção.

Em destaque

Subir