Mundo

Ex-diretor da CIA acredita que Trump está a ser manipulado por Putin

John Brennan e James Clapper, respetivamente ex-diretor da CIA e ex-diretor dos serviços secretos, acreditam que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está a ser manipulado pelo presidente russo, Vladimir Putin. Na concepção dos antigos altos funcionários, o facto de Trump acreditar que Putin havia sido sincero quando negou a intromissão nas eleiçoes de 2016, sugerem que o presidente norte-americano esteja a ser manipulado.

Em declarações à CNN, Brennan confessou achar que Trump “está, por qualquer motivo, intimidade pelo Sr. Putin, com medo do que ele pode fazer, ou com o que pode surgir como resultado dessas investigações [de conluio com a Rússia]… Ou é ingenuidade, ignorância, ou medo”.

A ideia foi corroborada por Clapper, que acredita que Trump possa ser manipulado pelos líderes estrangeiros.

“Acho que tanto os chineses como os russos pensam que podem manipulá-lo”, sublinhou.

Os comentários dos dois antigos altos funcionários surgem na sequência das revelações de Trump, que dão conta da crença do presidente norte-americano em que Putin não teve qualquer interferência nas eleições de 2016.

“Acredito realmente, quando me diz isso, que está a ser sincero”, disse Donald Trump aos jornalistas.

Em contraponto, o secretário do Tesouro, Steve Mnuchin, considera a crítica dirigida ao presidente norte-americano como “ridícula”, defendendo que este não está a ser manipulado.

Donald Trumo havia criticado os líderes do serviço secredo da era Obama, alegando que estes tinham motivações políticas e questionando as investigações sobre a alegada interferência russa.

Os dois altos funcionários, todavia, classificaram a crítica de Trumo como uma “medalha de honra”. Clapper considerou que a negação de Trumo da interferência russa representa mesmo “um perigo para o país”.

 

Em destaque

Subir