Desporto

Eusébio: “Javi chamou preto a Alan? E o que é que ele é?”

eusebioEusébio reagiu ao alegado insulto do benfiquista Javi Garcia, que terá chamado “preto” a Alan. O ‘pantera negra’, que participava na apresentação de um livro de João Malheiro, considerou que a atitude do jogador do Sporting de Braga foi “estúpida” e sem sentido.

A polémica em torno dos dois jogadores começou no decorrer no jogo Sporting de Braga-Benfica, quando Javi Garcia terá chamado “preto” a Alan. No final da partida, o jogador minhoto acusou: “Javi chamou-me preto, mas colocou a mão à frente, porque não é homem para dizer isso”.

Na apresentação do novo livro de João Malheiro, Eusébio declarou à Agência Lusa: “Alan disse que o Javi lhe chamou preto. E o que é que ele é? Se lhe tivesse chamado branco é que poderia ficar ofendido. O Alan foi estúpido ao trazer isso a público. O que ele fez não faz sentido”. O ex-craque benfiquista admitiu ainda a possibilidade do avançado do Sp. Braga estar a inventar para criar polémica.

Javi Garcia prontamente desmentiu as declarações de Alan. O médio espanhol usou o site do Benfica para afirmar que nunca insultou nenhum jogador do Braga. Em defesa do colega de equipa, Pablo Aimar não acredita que Javi Garcia tenha proferido os insultos racistas: “Conheço-o bem, sei a pessoa que é e para mim basta a sua palavra”.

Os dois jogadores enfrentam agora possíveis punições. Caso se demonstre que Javi Garcia insultou Alan, o jogador benfiquista incorre numa multa até 10 mil euros. Pelo contrário, se Alan não conseguir provar os insultos racistas, pode ser punido por difamação, o que implica uma suspensão de um a três jogos e uma multa entre 125 e 1250 euros.

Em destaque

Subir