TV

Eurovisão: Portugal falha festival de 2016 por opção da RTP

Pela quinta vez, Portugal não vai participar no festival Eurovisão da Canção. A RTP anunciou, em comunicado, que não vai candidatar-se à edição de 2016, marcada para a Suécia, devido à “necessidade de substituir e criar novos conteúdos”.

Após “uma longa e ponderada avaliação” por parte da RTP, surgiu o anúncio que vai indignar os amantes da Eurovisão: Portugal não vai estar presente na edição do próximo ano.

A decisão de não participar no próximo Festival Eurovisão da Canção (ESC, na sigla inglesa), tomada pela direção e administração da estação pública, foi tomada em face da “necessidade de substituir e criar novos conteúdos”, de acordo com um comunicado emitido pela RTP.

“Depois duma longa e ponderada avaliação da nossa participação neste evento e ao mesmo tempo a necessidade de substituir e criar novos conteúdos, decidiu a direção de programas da RTP não considerar este ano o ESC na sua grelha de programação”, salientou a empresa.

É a quinta vez que Portugal vai falhar a Eurovisão, como aconteceu nas edições de 1970, 2000, 2002 e 2013.

“Depois de algumas dezenas de anos a participar neste grande evento, vamos fazer uma pausa mas fica a promessa de um regresso na edição de 2017”, assegurou a RTP.

Quase 40 países já confirmaram a participação na Eurovisão de 2016, ano em que a cidade de Estocolmo, na Suécia, vai acolher o festival, nos dias 10, 12 e 14 de maio.

Este ano, Portugal, um dos candidatos com mais presenças entre os que nunca chegaram sequer aos cinco primeiros lugar, apresentou-se com ‘Há Um Mar Que Nos Separa’, um tema de Miguel Gameiro interpretado por Leonor Andrade.

A canção portuguesa não foi qualificada para a final.

Em destaque

Subir