Mundo

EUA equacionam transformar Base das Lajes num centro de treinos

A Base das Lajes, abandonada pelos EUA em 2012, poderá ser transformada num centro de treinos para exercícios de guerra subaquáticos e aéreos. O Senado acaba de aprovar uma proposta para que seja estudado o custo dessa transformação.

Desde 2012, ano da última redução de efetivo, que a Base das Lajes se encontra, na prática, abandonada pela Força Aérea dos EUA. Mas as instalações estão lá, assim como alguns militares e pessoal técnico de apoio, à espera de uma resolução definitiva.

Uma resolução que pode passar pela transformação da base aérea num centro de treinos. Quanto vai custar essa mudança? O Senado norte-americano não sabe, mas mandou fazer as contas.

Aprovado o orçamento militar nos EUA, “a Secretaria de Defesa deve submeter”, no prazo máximo de 90 dias, “para o Comité das Forças Armadas do Senado e da Câmara dos Representantes um relatório sobre as infraestruturas e capacidades da Base das Lajes”.

O documento deve apresentar “o custo de estabelecer a Base das Lajes como um local para treinos aéreos e missões de guerra antissubmarinos, incluindo o custo das melhorias necessárias, bem como potenciais benefícios operacionais”.

Ainda segundo o projeto aprovado pelo Senado, o futuro centro de treinos deverá ter uma capacidade para cerca de 2000 pessoas, entre militares, técnicos de apoio e familiares.

O prazo de 90 dias começa a contar a partir do momento em que a proposta for promulgada pelo Presidente, Donald Trump.

Em destaque

Subir